O Escritório
Histórico
O escritório tem como percursor o advogado Antonio Baptista Netto, cuja formação acadêmica iniciou-se em 1948, concluída em 1952, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP.
Dr. Baptista, como era conhecido junto aos clientes e aos seus pares na Justiça do Trabalho, foi Fiscal do Trabalho, hoje denominado AFT-Auditor Fiscal do Trabalho, iniciou sua carreira profssional na advocacia, com registro nº 7473 junto à Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo, inicialmente criando o escritório de advocacia denominado THEMIS e, posteriormente, o escritório, voltado à consultoria e assessoria jurídico-trabalhista, denominado Prolex Assessoria Técnica Industrial S/C Ltda, posteriormente Prolex Assessores Ltda.
Sempre teve como companheiros de atividade, profissionais de alto gabarito, dentre eles, Dra. Lilia Batori, Dra. Nilce Vieira, Dr. André Beretta, tendo como sócios, seus filhos, Dr. Antonio Sergio Baptista, advogado e Victor José Poyares Baptista, administrador de empresas.
Naquela mesma sociedade, criou e implantou "boletim" impresso, denominado Boletim Informativo Prolex (BIP), visando a comunicação de novas leis e orientações aos seus clientes, inicialmente mensal e, posteriormente, semanal. Institui a comercialização de assinatura do referido "boletim" a todos aqueles, empresas, contadores, advogados, que necessitassem de informações especializadas e destinadas ao ramo do direito do trabalho e, a partir de então, tributário, quando foi transformada em revista com a denominação Prolex Semanal. Neste mesmo período, teve como sócio o Dr. Manoel Antonio da Rocha, que permeneceu na socidade por vários anos e, posteriormente, foi o fundador do boletim IOb Informações Objetivas, originário daquele criado pelo Dr. Baptista, nos idos da década de 1950.
Em 1977, o Dr. Baptista desligou-se da Prolex, vindo constituir a Advocacia A. Baptista Netto, hoje Advocacia Poyares Baptista, juntamente com seus filhos, Dr. Flavio Poyares Baptista, advogado formado em 1972, que permaneceu na sociedade até o ano de 2002, e Vinicius Poyares Baptista, à época, graduando em Direito, formando-se em 1980, atualmente à frente do escritório, o qual tem como co-responsáveis, seu filho Dr. Daniel Gonçalves Baptista, 3ª geração, formado em 1999, e a Dra. Maria Cecília Buozzi, advogada formada em 1991, participante do escritório desde 1983.
O Dr. Antonio Baptista Netto, em plena atividade, veio a falecer em 1º de maio de 2003, exatamente na mesma data em que a CLT -Consolidação das Leis do Trabalho - completava 60 anos e, assim, concluindo ciclo de mais de meio século dedicado ao direito do trabalho, e a quem rendemos nossas homenagens, respeito, apreço e admiração ao profissional que sempre foi nosso maior professor e incentivador.